segunda-feira, 30 de novembro de 2015

O que é Poema

Definição da palavra

Poema é uma obra literária que é apresentada no formato de versos. 

Um poema pode ser a respeito de vários temas, porém os mais comuns são: amor, valorização da natureza, tema épico, feito heróico, etc. 

Os poemas fazem parte de um gênero literário conhecido como gênero lírico.

Poeta e poetisa 

A pessoa que se dedica à criação de poemas denomina-se poeta (masculino) ou poetisa (feminino).

Questões Diretas e Indiretas Inglês

Direct question
Ex.: Where’s the hospital? (Onde é o hospital?)
Ex.: What time does the bank close? (Que horas o banco fecha?)
Ex.: What time is it? (Que horas são?)
Indirect question
Ex.: Could you tell me where the hospital is? (Você poderia me dizer onde é o hospital?)
Ex.: Do you know what time the bank closes? (Você sabe que horas que fecha o banco?)
Ex.: Do you know what time it is? (Você sabe que horas são?)
Obs.: Para fazermos uma pergunta de forma mais educada, podemos começar a pergunta desta forma: Could you tell me…? ou Dou you Know…?
Take care!

Era Vargas

ERA VARGAS

Era Vargas é o nome que se dá ao período em que Getúlio Vargas governou o Brasil por 15 anos, de forma contínua (de 1930 a 1945). Esse período foi um marco na história brasileira, em razão das inúmeras alterações que Getúlio Vargas fez no país, tanto sociais quanto econômicas.
A Era Vargas, teve início com a Revolução de 1930 onde expulsou do poder a oligarquia cafeeira, dividindo-se em três momentos:
  • Governo Provisório -1930-1934
  • Governo Constitucional – 1934-1937
  • Estado Novo – 1937-1945

Revolução de 1930

Até o ano de 1930 vigorava no Brasil a República Velha, conhecida hoje como o primeiro período republicano brasileiro. Como característica principal centralizava o poder entre os partidos políticos e a conhecida aliança política "café-com-leite" (entre São Paulo e Minas Gerais), a República Velha tinha como base a economia cafeeira e, portanto, mantinha fortes vínculos com grandes proprietários de terras.
De acordo com as políticas do "café-com-leite", existia um revezamento entre os presidentes apoiados pelo Partido Republicano Paulista (PRP), de São Paulo, e o Partido Republicano Mineiro (PRM), de Minas Gerais. Os presidentes de um partido eram influenciados pelo outro partido, assim, dizia-se: nada mais conservador, que um liberal no poder.

O Golpe do Exército

Em março de 1930, foram realizadas as eleições para presidente da República.  Eleição esta que deu a vitória ao candidato governista Júlio Prestes. Entretanto, Prestes não tomou posse. A Aliança Liberal (nome dado aos aliados mineiros, gaúchos, e paraibanos) recusou-se a aceitar a validade das eleições, alegando que a vitória de Júlio Prestes era decorrente de fraude. Além disso, deputados eleitos em estados onde a Aliança Liberal conseguiu a vitória, não tiveram o reconhecimento dos seus mandatos. Os estados aliados, principalmente o Rio Grande do Sul planejam então, uma revolta armada.  A situação acaba agravando-se ainda mais quando o candidato à vice-presidente de Getúlio Vargas, João Pessoa, é assassinado em Recife, capital de Pernambuco. Como os motivos dessa morte foram duvidosos a propaganda getulista aproveitou-se disso para usá-la em seu favor, atribuindo a culpa à oposição, além da crise econômica acentuada pela crise de 1929; a indignação, deste modo, aumentou, e o Exército – que por sua vez era desfavorável ao governo vigente desde o tenentismo – começou a se mobilizar e formou uma junta governamental composta por generais do Exército. No mês seguinte, em três de novembro, Júlio Prestes foi deposto e fugiu junto com Washington Luís e o poder então foi passado para Getúlio Vargas pondo fim à República Velha.

Governo provisório (1930 - 1934)

O Governo Provisório teve como objetivo reorganizar a vida política do país. Neste período, o presidente Getúlio Vargas deu início ao processo de centralização do poder, eliminando os órgãos legislativos (federal, estadual e municipal).
Diante da importância que os militares tiveram na estabilização da Revolução de 30, os primeiros anos da Era Vargas foram marcados pela presença dos “tenentes” nos principais cargos do governo e por esta razão foram designados representantes do governo para assumirem o controle dos estados, tal medida tinha como finalidade anular a ação dos antigos coronéis e sua influência política regional.
Esta medida consolidou-se em clima de tensão entre as velhas oligarquias e os militares interventores. A oposição às ambições centralizadoras de Vargas concentrou-se em São Paulo, onde as oligarquias locais, sob o apelo da autonomia política e um discurso de conteúdo regionalista, convocaram o “povo paulistano” a lutar contra o governo Getúlio Vargas, exigindo a realização de eleições para a elaboração de uma Assembléia Constituinte. A partir desse movimento, teve origem a chamada Revolução Constitucionalista de 1932.
Mesmo derrotando as forças oposicionistas, o presidente convocou eleições para a Constituinte. No processo eleitoral, devido o desgaste gerado pelos conflitos paulistas, as principais figuras militares do governo perderam espaço político e, em 1934 uma nova constituição foi promulgada.
A Carta de 1934 deu maiores poderes ao poder executivo, adotou medidas democráticas e criou as bases da legislação trabalhista. Além disso, sancionou o voto secreto e o voto feminino. Por meio dessa resolução e o apoio da maioria do Congresso, Vargas garantiu mais um mandato.

Governo Constitucional (1934 – 1937)

Nesse segundo mandato, conhecido como Governo Constitucional, a altercação política se deu em volta de dois ideais primordiais: o fascista – conjunto de ideias e preceitos político-sociais totalitário introduzidos na Itália por Mussolini –, defendido pela Ação Integralista Brasileira (AIB), e o democrático, representado pela Aliança Nacional Libertadora (ANL), era favorável à reforma agrária, a luta contra o imperialismo e a revolução por meio da luta de classes.
A ANL aproveitando-se desse espírito revolucionário e com as orientações dos altos escalões do comunismo soviético, promoveu uma tentativa de golpe contra o governo de Getúlio Vargas. Em 1935, alguns comunistas brasileiros iniciaram revoltas dentro de instituições militares nas cidades de Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ) e Recife (PE).    Devido à falha de articulação e adesão de outros estados, a chamada Intentona Comunista, foi facilmente controlada pelo governo.
Getúlio Vargas, no entanto, cultivava uma política de centralização do poder e, após a experiência frustrada de golpe por parte da esquerda utilizou-se do episódio para declarar estado de sítio, com essa medida, Vargas, perseguiu seus oponentes e desarticulou o movimento comunista brasileiro. Mediante a “ameaça comunista”, Getúlio Vargas conseguiu anular a nova eleição presidencial que deveria acontecer em 1937. Anunciando outra calamitosa tentativa de golpe comunista, conhecida como Plano Cohen, Getúlio Vargas anulou a constituição de 1934 e dissolveu o Poder Legislativo. A partir daquele ano, Getúlio passou a governar com amplos poderes, inaugurando o chamado Estado Novo.

Estado Novo (1937 – 1945)

No dia 10 de novembro de 1937, era anunciado em cadeia de rádio pelo  presidente Getúlio Vargas o Estado Novo. Tinha início então, um período de ditadura na História do Brasil.
Sob o pretexto da existência de um plano comunista para a tomada do poder (Plano Cohen) Vargas fechou o Congresso Nacional e impôs ao país uma nova Constituição, que ficaria conhecida depois como "Polaca" por ter sido inspirada na Constituição da Polônia, de tendência fascista.
O Golpe de Getúlio Vargas foi organizado junto aos militares e teve o apoio de grande parcela da sociedade, uma vez que desde o final de 1935 o governo reforçava sua propaganda anti comunista, alarmando a classe média, na verdade preparando-a para apoiar a centralização política que desde então se desencadeava. A partir de novembro de 1937 Vargas impôs a censura aos meios de comunicação, reprimiu a atividade política, perseguiu e prendeu seus inimigos políticos, adotou medidas econômicas nacionalizantes e deu continuidade a sua política trabalhista com a criação da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), publicou o Código Penal e o Código de Processo Penal, todos em vigor atualmente. Getúlio Vargas foi responsável também pelas concepções da Carteira de Trabalho, da Justiça do Trabalho, do salário mínimo, e pelo descanso semanal remunerado.
O principal acontecimento na política externa foi a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial contra os países do Eixo, fato este, responsável pela grande contradição do governo Vargas, que dependia economicamente dos EUA e possuía uma política semelhante à alemã.  A derrota das nações nazi fascistas foi a brecha que surgiu para o crescimento da oposição ao governo de Vargas. Assim, a batalha pela democratização do país ganhou força. O governo foi obrigado a indultar os presos políticos, além de constituir eleições gerais, que foram vencidas pelo candidato oficial, isto é, apoiado pelo governo, o general Eurico Gaspar Dutra.
Chegava ao fim a Era Vargas, mas não o fim de Getúlio Vargas, que em 1951 retornaria à presidência pelo voto popular.

Ditadura Militar

Introdução 

Podemos Definir uma Ditadura Militar Como Sendo o Período da Política brasileira em that OS Militares governaram o Brasil. This Época vai de 1964 a 1985. Caracterizou-se Pela falta de democracia, supressão de Direitos constitucionais, censura, Perseguição Política e Repressão AOS that ERAM o regime militar contra.

O golpe militar de 1964

A crise se arrastava desde Política de Renúncia de Jânio Quadros em 1961. O vice-era de Jânio João Goulart, Que assumiu a presidencia num clima adverso Político. O Governo de João Goulart (1961-1964) foi marcado Pela abertura Às Organizações Sociais. Estudantes, Organização populares e Trabalhadores ganharam Espaço, causando uma das Preocupação aulas conservadoras como, Por Exemplo, Empresários OS, banqueiros, Igreja Católica, Militares e classe da mídia. Todos temiam Uma guiñada do Brasil PARA O Lado socialista. Vale Lembrar, that Neste Período, O Mundo vivia o auge da Guerra Fria.

Este estilo populista e de Esquerda, Chegou a MESMO Preocupação Gerar Até Nos EUA, that Junto com as classes conservadoras como Brasileiras, temiam hum golpe comunista.

Os Partidos de Oposição, Como uma União Democrática Nacional (UDN) EO Partido Social Democrático (PSD), acusavam Jango de Estar planejando hum golpe de Esquerda e de Ser o Responsável Pela carestia e cabelo desabastecimento Que o Brasil enfrentava.

Nenhuma dia 13 de março de 1964, João Goulart Realiza hum grande comício na Central do Brasil (Rio de Janeiro), Onde Defende como Reformas de Base. Neste plano, Jango prometia Mudanças Radicais na Estrutura agrária, Econômica e educacional do país.

Seis dias DEPOIS, em 19 de março, conservadores OS organizam Uma Manifestação contra como intenções de João Goulart. Foi uma Marcha da Família com Deus Pela Liberdade, that reuniu milhares de Pessoas Pelas Ruas do Centro da Cidade de São Paulo.

O clima de crise Política e como Tensões Sociais aumentavam a dia Cada. Nenhuma dia 31 de março de 1964, Tropas de Minas Gerais e São Paulo SAEM Às Ruas. Para Evitar Uma guerra civil, a Jango Deixa o país refugiando-se no Uruguai. Os Militares Tomam o Poder. Em 9 de abril, E decretado o Ato Institucional Número 1 (AI-1). Este, cassa Mandatos Políticos de opositores Ao regime militar e tira uma Estabilidade de Funcionários Públicos.

GOVERNO CASTELLO BRANCO (1964-1967) 

Castello Branco, militar geral, foi eleito cabelo Congresso Nacional presidente da República em 15 de abril de 1964. Em Seu pronunciamento, declarou defensor de uma democracia, porem Ao Começar Seu Governo, assume Uma posição autoritária. 

Estabeleceu Eleições indiretas parágrafo presidente, Além de dissolver OS Partidos Políticos. Vários Parlamentares Federais e Estaduais tiveram SEUS Mandatos cassados, tiveram SEUS DIREITOS Cidadãos Políticos e constitucionais cancelados e Os sindicatos receberam Intervenção do Governo militar.
Em Seu Governo, foi instituído o bipartidarismo. Só estavam Autorizados o FUNCIONAMENTO de Dois Partidos: Movimento Democrático Brasileiro (MDB) ea Aliança Renovadora Nacional (ARENA). Enquanto O Primeiro era de Oposição, de forma Certa Controlada, o Segundo representava OS Militares.

O Governo militar impõe, em janeiro de 1967, a UMa nova Constituição parágrafo O País. Aprovada Neste MESMO ano, a Constituição de 1967 Confirma e institucionaliza o regime militar e SUAS Formas de Atuação.

GOVERNO COSTA E SILVA (1967-1969)

Em 1967, a assumir uma presidencia o general Arthur da Costa e Silva, apos Ser eleito indiretamente cabelo Congresso Nacional. Seu Governo marcado E POR protestos e Manifestações Sociais. A Oposição Ao regime militar Cresce no país. A UNE (União Nacional dos Estudantes) organiza, no Rio de Janeiro, a Passeata dos Cem Mil. 

Em Contagem (MG) e Osasco (SP), greves de Operários paralisam Fábricas em protesto Ao regime militar. 
A Guerrilha urbana comeca a se organizar. Formada POR Jovens Idealistas de Esquerda, assaltam Bancos e seqüestram Embaixadores parágrafo obterem fundos PARA O Movimento de Oposição armada.

Nenhuma dia 13 de dezembro de 1968, o Governo Decreta o Ato Institucional Número 5 (AI-5). Este foi o Mais duro fazer militar Governo, POIS aposentou Juízes, cassou Mandatos, Acabou com Garantias como fazer habeas corpus e aumentou a Repressão militar e policial.


Passeata contra a Ditadura Militar no Brasil   





GOVERNO DA JUNTA MILITAR (31/8 / 1969-30 / 10/1969)

Doente, Costa e Silva foi substituído Por uma junta militar formada Pelos Ministros Aurélio de Lira Tavares (Exército), Augusto Rademaker (Marinha) e Márcio de Sousa e Melo (Aeronáutica). 

Dois grupos de Esquerda, O MR-8 ea ALN sequestram o Embaixador dos EUA Charles Elbrick. Os guerrilheiros exigem uma Libertação de 15 Presos Políticos, exigencia conseguida com Sucesso. Porem, em 18 de setembro, o Governo Decreta a Lei de Segurança Nacional. This lei decretava o Exílio ea pena de morte em Casos de "guerra Psicológica adversa, or Revolucionária, or subversiva".

Sem última de 1969, o Líder da ALN, Carlos Mariguella, foi morto Pelas Forças de Repressão em São Paulo.

GOVERNO MÉDICI (1969-1974)

Em 1969, um Junta Militar escolhe o novo presidente: o general Emílio Garrastazu Médici. Seu Governo E considerado o Mais duro e repressivo do Período, Conhecido como "anos de chumbo". A Repressão A Luta armada Cresce e Uma severa Politica de censura de e colocada em Execuções. Jornais, Revistas, Livros, Peças de Teatro, filmes, Músicas e Outras Formas de Expressão Artística São censuradas. Muitos Professores, políticos, Músicos, artistas e Escritores São investigados, Presos, torturados UO exilados fazer país. O DOI-Codi (Destacamento de Operações e Informações e ao Centro de Operações de Defesa Interna) Atua Como Centro de Investigação e Repressão do Governo militar.

Ganha Força no Campo de Guerrilha rural, principalmente no Araguaia. A Guerrilha do Araguaia E Fortemente reprimida Pelas Forças Militares.

O Milagre Econômico

Na área Econômica O País crescia rápidamente. Este Período Que vai de 1969 a 1973 ficou conhecido com a Época do Milagre Econômico. O PIB brasileiro crescia a taxa de Uma Quase 12% Ao ano, enquanto um INFLAÇÃO beirava OS 18%. Com Investimentos Internos e empréstimos do exterior, o país avançou e estruturou Uma base de de infra-estrutura. Todos Estes geraram Investimentos Milhões de cabelo EMPREGOS país. Algumas Obras, consideradas faraônicas, were executadas, Como um Transamazônica Rodovia ea Ponte Rio-Niterói.

Porem, todo ESSE Crescimento Teve hum Custo Altissimo ea Conta Deveria Ser paga nenhum futuro. Os empréstimos Estrangeiros geraram Uma Dívida externa Elevada parágrafo OS Padrões Econômicos do Brasil.

GOVERNO GEISEL (1974-1979)

Em 1974 assume a Presidencia o general Ernesto Geisel that comeca hum lento Processo de Transição rumo à democracia. Seu Governo coincidem com O Fim do Milagre Econômico e com a insatisfação popular, em altas taxas. A crise do petróleo ea recessão mundial interferem na Economia Brasileira, no momento em that OS Créditos e empréstimos Internacionais diminuem.

Geisel anuncia uma lenta Política abertura, gradual e segura. A Oposição Política comeca um Ganhar Espaço. Nas Eleições de 1974, de o MDB conquista 59% dos Votos PARA O Senado, 48% da Câmara dos Deputados e Ganha a prefeitura da maioria das Grandes Cidades.

Os Militares de Linha dura, Não contentes com OS Caminhos do Governo Geisel, começam uma PROMOVER Ataques clandestinos AOS Membros da Esquerda. Em 1975, um jornalista Vladimir Herzog o assassinado da nas dependencias do DOI-Codi em São Paulo. Em janeiro de 1976, o operário Manuel Fiel Filho Aparece morto em Situação Semelhante.

Em 1978, Geisel acaba com o AI-5, restaura o habeas corpus e Abre Caminho Para a volta da democracia no Brasil.

GOVERNO FIGUEIREDO (1979-1985) 

A vitória do MDB NAS Eleições em 1978 comeca a Acelerar o Processo de redemocratização. O general João Baptista Figueiredo Decreta a Lei da Anistia, concedendo O Direito de retorno ao Brasil parágrafo OS Políticos, artistas e Demais Brasileiros exilados e Condenados POR Políticos crimes. Os Militares de Linha dura continuam com uma Repressão clandestina. Cartas-bomba São colocadas em Órgãos da Imprensa e da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Nenhuma dia 30 de Abril de 1981, Uma bomba explodir Durante hum não mostram Centro de Convenções do Rio Centro. O atentado fóruns provavelmente promovido POR Militares de Linha dura, embora nada tenha Até Hoje Sido Provado.

Em 1979, o Governo Aprova lei that restabelece o pluripartidarismo no país. Os Partidos voltam a funcionar Dentro da normalidade. A ARENA muda o nomo e passa um Ser PDS, enquanto o MDB passa uma PMDB sor. Página Outros Partidos criados São Paulo, Como: Partido dos Trabalhadores (PT) EO Partido Democrático Trabalhista (PDT).

A ea Redemocratização Campanha Pelas Diretas Já

Nos Últimos ano do Governo militar, o Brasil apresenta Vários Problemas. A INFLAÇÃO E Alta ea recessão also. Enquanto ISSO uma Oposição Ganha terreno com o surgimento de Novos Partidos e com o fortalecimento dos sindicatos.
Em 1984, Políticos de Oposição, artistas, Jocks de futebol e Milhões de brasileiros participam do Movimento das Diretas Já. O Movimento era favorável à aprovação da Emenda Dante de Oliveira that garantiria Eleições Diretas parágrafo presidente naquele ano. Para a decepção do povo, uma emenda foi aprovada NÃO Pela Câmara dos Deputados.

Nenhuma dia 15 de janeiro de 1985, o Colégio Eleitoral escolheria o Deputado Tancredo Neves, that concorreu com Paulo Maluf, como novo presidente da República. He Fazia parte da Aliança Democrática - o grupo de Oposição Formado Pelo PMDB e Pela Frente Liberal.

Era O Fim do regime militar. Porem Tancredo Neves FICA Doente Antes de assumir e acaba falecendo. Assuma o vice-presidente-José Sarney. Em 1988 E aprovada Uma nova Constituição do Pará o Brasil. A Constituição de 1988 apagou OS Rastros da Ditadura militar e estabeleceu Princípios Democráticos no país.  

Economia Austrália

A Austrália está inteiramente situada no hemisfério sul e é cortada na sua parte central pelo trópico de capricórnio. O fato de a Austrália estar situada inteiramente no hemisfério sul influenciou a dominação desse país, já que Austrália vem da palavra australis que em latim significa do sul.

A Austrália a terra do canguru é um dos países mais desérticos do Planeta.
A maior parte da população fica no Sudeste pela predominancia de chuva e vegetação

Dados da economia da Austrália

Principais setores econômicos: indústria, turismo, mineração, tecnologia da informação e agricultura.

Posição no ranking: a Áustralia é a 12ª maior economia do mundo, levando em conta o PIB de 2014.

Moeda: dólar australiano

PIB: US$ 1,444 trilhão (referência 2014)

PIB per capita: US$ 61.480 (referência 2014)

Taxa de crescimento do PIB: 2,7%  (em 2014)

Composição do PIB por setor da economia: serviços (69,5%), indústria (26,5%) e agricultura (4%) - (estimativa 2015)

Força de trabalho (2014):  13,25 milhões de trabalhadores ativos

Taxa de desemprego: 6,6 % (em junho de 2015)

Investimentos: 29% do PIB (2015 estimativa)

População abaixo da linha de pobreza: 0,1% (ano de 2014)

Dívida Pública: 34,26% do PIB (ano de 2014)

Taxa de Inflação: 1,5% (em junho de 2015)

Principais produtos agropecuários produzidos: trigo, cana, cevada, frutas, gado, ovinos, aves

Principais produtos industrializados produzidos: equipamentos (transporte, mineração, industriais), produtos químicos, alimentos processados e aço.

Principais produtos exportados: carvão, ouro, minério de ferro, alumínio, carne, lã, máquinas e equipamentos de transporte.

Principais produtos importados: máquinas, computadores, equipamentos de telecomunicações, produtos derivados de petróleo e petróleo bruto.

Principais parceiros econômicos (exportação): China, Japão, Coreia do Sul, Estados Unidos e Índia.

Principais parceiros econômicos (importação): China, Estados Unidos, Japão, Cingapura e Tailândia. 

Exportações (ano de 2014): US$ 240,2 bilhões

Importações (ano de 2014): US$ 237,6 bilhões

Saldo da balança comercial: superávit de US$ 2,6 bilhões (ano de 2014)

Organizações comerciais que participa: APEC

Economia do Japão

economia do Japão é a terceira maior do mundo por PIB nominal, a quarta maior em paridade do poder de compra e é o segundo maior país desenvolvido do mundo. De acordo com o Fundo Monetário Internacional, o PIB per capita do país era de US$ 36 899, o 22º maior em 2013.


A economia japonesa teve um grande avanço após a Segunda Guerra Mundial. Derrotado, o país recebeu uma grande quantidade de capital estrangeiro, principalmente norte-americano, para sua reconstrução. O Japão passou a investir no desenvolvimento industrial e tecnológico, tornando-se na década de 1970 numa grande potência econômica. Atualmente, o Japão possui a 3ª maior economia do mundo (em volume de PIB - referência ano de 2014).

Destaca-se na produção e exportação de veículos, equipamentos eletrônicos e artigos de informática. Além destas áreas, a metalurgia, siderurgia e produção naval também são destaques na economia japonesa. Além de grandes empresas multinacionais, o Japão conta com um forte sistema bancário.

A infraestrutura (portos, rodovias, geração de energia, etc) japonesa também é muito desenvolvida, fator que colabora muito com o desenvolvimento econômico do país.

A população japonesa possui um elevado poder de consumo, pois os salários pagos pelas empresas japonesas são altos. Logo o mercado interno japonesa é muito desenvolvido, embora as exportações também sejam elevadas.

O Japão é um grande exportador de produtos industrializados, porém ,importa de outros países grandes quantidades de produtos agrícolas e matérias-primas. Isso ocorre, pois com um território pequeno há pouco espaço para a prática da agricultura. No território japonês também existem poucas reservas de recursos minerais.

Dados da economia do Japão

Principais setores econômicos: indústria, tecnologia, finanças

Principais regiões industriais: ilhas de Honshu, Hokkaido, Shikoku e Kyushu

Moeda: Iene (símbolo ¥)

PIB: US$ 4,61 trilhões (em 2014)

PIB per capita: US$ 36.332 (em 2014)

Desempenho do PIB em 2014: retração de 0,1%

Composição do PIB por setor da economia: serviços (71,3%), indústria (27,6%) e agricultura (1,2%) - dados de 2014

Força de trabalho (em 2014): 65,98 milhões de trabalhadores ativos

Taxa de desemprego: 3,3% (em julho de 2015)

Investimentos: 21,3% do PIB (em 2014)

Dívida Pública: 242% do PIB (em 2013)

Taxa de Inflação: 0,2% (julho de 2015)

Reservas monetárias: US$ 6,5 trilhões (31/12/2014) - estimativa

Principais produtos agro-pecuários produzidos: arroz, vegetais, frutas, açúcar de beterraba, peixe, ovos.

Principais produtos industrializados produzidos: automóveis, máquinas, computadores, equipamentos eletrônicos, navios, produtos químicos, têxteis, alimentos processados.

Principais commodities exportadas: motores de veículos, equipamentos de transporte, semicondutores, máquinas elétricas.

Principais parceiros econômicos (exportação): Estados Unidos, China, Coreia do Sul, Hong Kong

Principais parceiros econômicos (importação): China, Arábia Saudita, Austrália, Indonésia, 

Exportações (em 2014): US$ 683,8 bilhões

Importações (em 2014): US$ 822,2 bilhões

Saldo da balança comercial (em 2014): déficit de US$ 138,4 bilhões

Bloco econômico que pertence: APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico)


Assuntos importantes de Estatistica

Assuntos a serem revisados: Probabilidade Básica Fatorial Principio Fundamental da Contagem  Probabilidade Discreta Probabilidade Cont...