sexta-feira, 9 de setembro de 2016

A Odisseia de Homero

Introdução:

  Odisseia narra a história de Ulisses, que depois de passar 10 anos na Guerra de Troia, leva mais 17 anos para voltar para casa, passando por muitas aventuras no caminho.

História:
 A Odisséia,descreve jornadas e experiências extraordinárias. Seu protagonista é Odisseu ou Ulisses, que após o final da Guerra de Tróia tenta voltar para sua casa, em Ítaca, mas não consegue, pois é submetido a duras provas em sua viagem de retorno, a qual tem a duração de dez anos.

 Diversos participantes da Guerra, desencadeada pelo sequestro de Helena, esposa de Menelau, já haviam retornado para seus lares, na Grécia, mas Odisseu é retido por uma tormenta no mar, que o desvia irremediavelmente de seu rumo. Enquanto isso, sua esposa Penélope é cortejada por vários pretendentes. Era tradição na época que a viúva deveria escolher outro marido; como se acreditava que Odisseu estava morto, a disputa teve início.

 Penélope, astuta, engana seus candidatos, propondo-lhes que escolherá um deles assim que terminar de tecer uma mortalha, a qual ela borda durante o dia, desfazendo o bordado à noite. Com o passar do tempo, eles vão arruinando os bens de Odisseu. Atena, a deusa da sabedoria, oculta no corpo de um forasteiro, incentiva o filho do casal, Telêmaco, a procurar seu pai. Depois de vencer várias dificuldades, ele parte nesta busca pessoal, enquanto Odisseu vive as mais fantásticas aventuras, passando inclusive pelo país dos mortos.

Depois de muitas jornadas, Odisseu retorna para Ítaca, com a ajuda de alguns deuses, não se revelando prontamente. Para derrotar seus adversários, ele se disfarça de mendigo, seguindo os conselhos de Atena. Portando seu antigo arco, elimina seus inimigos, com o auxílio do filho, e é finalmente reconhecido pela esposa e pelo pai.

Curiosidades:

  • Odisseu – ou, como ficou conhecido pela tradução latina,Ulisses.
  • Odisseia, depois da Bíblia, é o livro que mais influenciou o imaginário ocidental.
  • A Odisseia é uma dos dois principais poemas épicos da Grécia antiga.
Imagens:
































Fontes:

LER A OBRA

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Teoria Política de Platão

Teoria Política e do conhecimento de Platão
A política foi uma das principais preocupações de Platón. Desejou participar na vida pública de Atenas e tentativa em três ocasiões implantar seu sistema político ideal em Sicília, mas fracassou em todas elas.
Em sua análise da Atenas socrática, Platón encontra dois defeitos fundamentais: a incompetência e ignorância dos políticos e as lutas entre grupos de tendências oligárquicas e democráticas que permitiam que os interesses de grupo prevalecessem sobre as necessidades do Estado.
Todos seus esforços se dirigem a projetar uma reforma política. E como considera que a democracia e a tiraníasão causa dos males de Atenas, e estes, resultado do relativismo e ceticismo dos sofistas, a pretensão de Platón será fundamentar a polis e suas instituições na “ordem eterna do ser”. Isto é, em uma ordem de princípios que há que descobrir e depois ensinar.
Na “República”, Platón expõe sua concepção da organização social e política ideal. Partindo de uma definição de justiça que considera insatisfactoria propõe uma análise de que seja “o justo” no homem e na cidade, para chegar a uma definição satisfatória de justiça.
Diz que a cidade surge para dar satisfação às complexas necessidades do homem, já que ninguém pode ser bastado a si mesmo. A partilha do trabalho encontra-se, assim, na base de toda cidade.
As necessidades humanas básicas são o alimento, a habitação e o vestido, por tanto, requer-se a existência delabradores e artesãos. Aparece o comércio e o dinheiro e surgem outras necessidades.
Neste contexto o tema central do diálogo da república: a organização política ideal e a educação dos diferentes tipos de cidadãos. Dois são as teses principais da teoria política platónica:
  • O governo da cidade deve ser uma arte baseada em um conhecimento verdadeiro.
  • A sociedade é uma mútua satisfação de necessidades entre seus membros, cujas capacidades se complementam.

Future Perfect

Future Perfect - Futuro Perfeito

Este tempo verbal se refere a ações que estarão terminadas (ou não) em um determinado momento do futuro. Observe suas formas:

- FORMA AFIRMATIVA:

A forma afirmativa do Future Perfect é formada com o Simple Future do verbo to have (will have) seguido do Past Perfect do verbo principal:

By the time we get the airport, the plane will have already left. (Quando chegarmos ao aeroporto o avião já terá partido.)

By the time you arrive, I will have already done my homework. (Quando você chegar já terei feito meu tema de casa.)

They will have gone to their house by next week. (Eles terão ido para a casa deles na semana que vem.)
AFFIRMATIVE FORM: SUJEITO + FUTURO SIMPLES DO VERBO TO HAVE (WILL HAVE) +PARTICÍPIO PASSADO DO VERBO PRINCIPAL

- FORMA NEGATIVA:

A forma negativa do Future Perfect se faz acrescentando not após o auxiliar modal will.

* FORMA CONTRAÍDA: WILL + NOT = WON'T

They will not have finished the job by April. (Eles não terão terminado o trabalho em Abril.)

When Mom arrives, I'll not have washed the dishes yet. (Quando mamãe chegar eu não terei lavado a louça ainda.)
NEGATIVE FORM: SUJEITO + WILL NOT HAVE + PARTICÍPIO PASSADO DO VERBO PRINCIPAL


- FORMA INTERROGATIVA:

Na forma interrogativa do Future Perfect o auxiliar modal will se posicina antes do sujeito:

Will you have studied all the subjects by tomorrow? (Você terá estudado todos os conteúdos até amanhã?)

Will they have already published your article by Monday? (Eles já terão publicado seu artigo até Segunda-Feira?)

INTERROGATIVE FORM: WILL + SUJEITO + HAVE + PARTICÍPIO PASSADO DO VERBO PRINCIPAL

Presente Inglês

Fonte: http://www.brasilescola.com.br ,http://www.teclasap.com.br/
Present Continuos:
O presente contínuo deve ser usado para expressar uma situação que está em progresso, ou seja, uma ação que ainda está acontecendo. Todo nosso “ando”, “endo” e “indo” dos verbos em português devem ser trocados em inglês por “ing”.
Sujeito + verbo to be + verbo com “ing” + complemento
She is studying English now. (Ela está estudando inglês agora).

Para a forma negativa, basta acrescentar o “not” após o verbo “to be” (am, is are).
She is not listening to music. (Ela não está ouvindo música).
Para elaborar uma frase interrogativa é necessário colocar o verbo “to be” no início da frase
Is Mariane talking to Bob? (A Mariane está conversando com o Bob?)



Simple Present

O presente simples pode ser usado para expressar uma ação habitual, ou seja, aquilo que costumamos fazer sempre:

I always leave home at 7:00. (Eu sempre saio de casa às 7h).

I never work on Sundays. (Eu nunca trabalho aos domingos).

Uma verdade universal:

Babies cry. (Bebês choram).
Dogs bark. (Cachorros latem).

O“do” e o “does” são os dois auxiliares do presente simples, e eles sempre devem ser usados em frases negativas e interrogativas,
NegativasInterrogativas
I do not / I don’tDo I …?
You do not / you don’tDo you …?
He does not / he doesn’tDoes he….?
She does not / she doesn’tDoes she…?
It does not / it doesn’tDoes it…?
We do not / we don’tDo we…?
You do not/ you don’tDo you …?
They do not / they don’tDo they...?


I don’t have to work today. (Eu não tenho que trabalhar hoje).

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Citologia

A célula é a unidade básica dos seres vivos. Há seres vivos que apresentam uma só célula, são unicelulares. É o caso dos seres vivos pertencentes ao reino Monera e de muitos outros pertencentes ao reino Protista. As plantas e os animais são constituídos de numerosas células, são pluricelulares. Os vírus não são formados por células, só realizam funções vitais após invadir uma célula e fazer uso de sua estrutura para formar novos vírus. 
O ser humano tem o seu corpo composto de um número muito grande de células, todas com organização semelhante. Há muitos tipos de células, que se encontram associados no organismo formando tecidos.
 Todas as células possuem partes ou estruturas que contribuem para o seu funcionamento como um todo. A célula pode ser descrita como uma unidade envolvida por uma membrana e constituída por um citoplasma e núcleo. 
Tanto o núcleo como o citoplasma são formados por partes menores e muitas delas só conseguimos distinguir claramente com o auxílio do microscópio eletrônico. 
A membrana celular controla a entrada e saída de substâncias na célula. O citoplasma é a maior porção da célula, compreendida entre a membrana e o núcleo. 
Seus compostos mais abundantes são a água e a proteína. Nele se encontram corpúsculos, que são os "pequenos órgãos" da célula, por isso são denominados organelas. Entre elas destacam-se: 
O retículo endoplasmático, um sistema de canais e tubos por onde circulam materiais e ocorrem reações químicas importantes; 
As mitocôndrias, conhecidas como as "centrais de energéticas" das células, que participam dos processos que fornecem energia para as atividades das células. 
Para tanto, as mitocôndrias consomem gás oxigênio e liberam gás carbônico; Os ribossomos, associados, grande parte, às membranas do retículo endoplasmático e envolvidos na síntese (fabricação) de proteínas; 
O complexo golgiense, que armazena temporariamente materiais sintetizados por outros constituintes da célula e os transporta; Os lisossomos, organelas típicas das células animais, encarregadas da digestão celular; 
Os centríolos, que, na maioria das células eucarióticas (que possuem núcleo organizado), têm função relacionada com a divisão celular e com a formação de cílios e flagelos. 
O núcleo funciona como o centro de controle da célula, nele se encontram os cromossomos, filamentos de DNA que representam o material genético do indivíduo. Todo o metabolismo da célula depende do núcleo.
Fonte: http://cienciasempre.blogspot.com.br/

Exercício Física

Durante uma corrida de carro, um dos competidores consegue atingir 100 KM/H desde a largada em 5s. Qual é a aceleração média por ele descrita?

A= ▲V/▲T
Dados do Exercício

  • Velocidade (▲V) = 100Km/h
  • Tempo (▲T) = 5s
Transformando KM/H por M/S 
100/3,6 = 27,78

A= 27,78/5 = 5,56 m/s²

Períodos e Famílias Tabela Periódica

A tabela periódica atual foi criada por um russo chama Dmitry Mendeleev, o mesmo organiza os elementos em ordem crescente de n° atômicos (Z) e separa os elementos em grupos chamados famílias mesmo com poucos elementos isolados na época,ele deixou espaços "vagos" na tabela para os futuros elementos. 

Grupo 1 - Metais Alcalinos 
Grupo 2 - Metais Alcalinos Terrosos
Grupo 3 - Família do Boro 
Grupo 4 - Família do Carbono
Grupo 5 - Família do Nitrogênio
Grupo 6 - Família Calcogênios 
Grupo 7 - Família Halogênios 
Grupo 8 - Gases Nobres 

Família = Vertical 
Período = Horizontal





O que é Sociologia

Sociologia:
 Comecemos do princípio. Em termos simples, a sociologia é a ciência que
se debruça sobre a própria sociedade e todas as suas ramificações, componentes e integrantes.
Ela se dedica a compreender as formas de interação que temos uns com os outros, nossas organizações e
os fenômenos sociais observados na realidade dos indivíduos.

Como matéria única, a sociologia é relativamente “nova”. Ela se inicia como ideia em meados do século XIX,
com o filosofo francês Augusto Comte, que propunha uma nova área de estudo que reunisse as principais áreas do
conhecimento das ciências humanas em uma única, que se proporia a compreender todos os aspectos do homem social e
os fenômenos que se manifestariam nas diversas realidades sociais.

Assuntos importantes de Estatistica

Assuntos a serem revisados: Probabilidade Básica Fatorial Principio Fundamental da Contagem  Probabilidade Discreta Probabilidade Cont...